segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Todos os dias...

Meu dia começa

Como principiante na jornada espiritual,
você passará pela tentação
de se sentir tão privilegiado e entusiasmado
em sua devoção recém-descoberta
que uma espécie de orgulho
pode começar a se manifestar em sua vida.
E, embora o facto de viver um vida de bondade
possa produzir humildade,
você começará a se sentir complacente,
até mesmo superior aos seus companheiros de jornada.
Vamos encontrá-lo falando "espiritualmente",
ansioso por instruir outras pessoas,
não obstante o facto de você,
na jornada para Deus,
ter dado os seus primeiros passos.
Cuidado para não ser condescendente
com aqueles que não vivem
à altura de seus princípios.
Lembramo-nos bem do publicano
que se vangloriava
de não ser igual aos outros homens.
Não vá se tornar um daqueles principiantes complacentes
que, em sua presunção espiritual,
condenam publicamente os outros,
preocupando-se mais com o cisco
no olho de seu próximo
do que com a trave do seu próprio olho.
São guias cegos
"que filtram um mosquito
e engolem um camelo".


Para o meu dia...

Tome cuidado com a trave que está em seu olho.


Meu dia está terminando

À medida que a noite se aproxima,faz-me de novo lembrar que
a Alma que caminha no amor não descansa, nem se cansa.

Eu apenas dei uns primeiros passos cambaleantes na jornada
para Ti, meu Deus, e já passo pela tentação de agir como o publicano
que se vangloriava de não ser igual aos outros homens;
ou como um daqueles principiantes complacentes que,em sua presunção
espiritual, ficam mais preocupados com o cisco no olho de seu
próximo, do que com a trave de seu próprio olho.



Desce sobre minha Alma agora
como um rio de Paz
para me libertar das minhas incertezas
do meu medo da escuridão.


Extaido do livro de bolso: "Não temas a noite escura da Alma"
30 dias com um grande Mestre Espiritual
Baseado na espiritualidade clássica de "João da Cruz"
Editora: Versus escritores.

Sem comentários:

Enviar um comentário