domingo, 15 de janeiro de 2012

Nisargadatta Maharaj

Quando você não exigir nada do mundo, nem de Deus, quando você não quiser nada, não buscar por nada, e não esperar nada, então o Estado Supremo virá até você sem ser convidado, e inesperado.
Nisargadatta

Não existe um estado [de ser] de ver o real. Quem existe para ver o quê? Você só pode ser o real, o qual você já é, de qualquer maneira. O problema não é mental. Abandone as ideias falsas, isso é tudo. Não há necessidade de ideias verdadeiras. Não há nenhuma.
Nisargadatta

 "Uma das coisas mais importantes não é tornar o universo do tempo e do espaço real. Você é inocente porque ele não é real. Não espiritualize o universo. Não espiritualize a matéria ou a energia. A energia parece matéria para você algumas vezes apenas por causa da maneira com que você percebe a ela e a si mesmo. Você percebe a si mesmo como estando em um corpo, então, o corpo lhe diz o que sentir. Mas você deveria ser aquele que diz ao corpo o que sentir. Você não está no corpo; o corpo está na sua mente."
PURSAH - Sua Realidade Imortal

"Você me vê aparentemente funcionando.
Na realidade, eu somente olho.
O que quer que seja feito, é feito no palco.
Contentamento e tristeza, vida e morte, eles todos são reais para o homem delimitado; para mim, eles estão todos no show, tão irreais quanto ao show em si mesmo.
Eu posso perceber o mundo como você, mas você acredita estar nele, enquanto eu o vejo como uma gota iridescente na vasta extensão da consciência."
Nisargadatta 

Apenas veja a pessoa que você imagina ser como parte do mundo que você percebe dentro da sua mente, e olhe a mente pelo lado de fora porque você não é a mente. Além do mais, seu único problema é a sua ânsia em se auto-identificar com o que quer que [você] perceba. Desista desse hábito, lembre-se de que você não é o que você percebe, use a sua capacidade de [poder] ser indiferente e alerta [simultaneamente]. Veja a você mesmo em tudo que vive e seu comportamento expressará sua visão. Uma vez que você compreenda que não há nada nesse mundo que você possa chamar de seu, você olha para ele pelo lado de fora, como você olha uma peça em um palco ou um filme em uma tela, admirando e aproveitando, mas realmente imperturbável. Enquanto você se imaginar como sendo algo tangível e sólido, uma coisa entre outras coisas, existindo no tempo e no espaço, limitado e vulnerável, naturalmente você será ansioso por sobreviver e expandir. Mas quando você conhece a si mesmo como [sendo ou existindo] além do tempo e do espaço, em contacto com eles apenas no ponto do aqui-e-agora, e além disso preenchendo tudo, contendo tudo, inacessível, inatacável, invulnerável, você não vai mais ter medo.
Nisargadatta

 "Compreenda que não é você que se move de sonho em sonho, mas são os sonhos que fluem ante você, e você é a testemunha imutável. Nenhum acontecimento afecta seu ser real - essa é a verdade absoluta."
Nisargadatta Maharaj

 http://www.nisargadatta-brasil.org/
http://avidaimpessoal.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário