quinta-feira, 21 de julho de 2016

...e, o que é a ausência de ego...

 
 Horácio R. L. Frazão

O QUE É AUSÊNCIA DE EGO E O GENUÍNO DESPERTAR -Por Horácio Frazão
Há muita confusão quando o assunto é ausência de ego. A ausência de ego não implica na diluição de um eu( self) funcional o que seria a base para estados psicopatológicos e não a de alguém desperto. Ausência de ego ou o legítimo despertar da consciência significa que não estamos mais identificados com aquele eu. O homem sem ego é classificado como um homem santo, não porque está agora "morto" do pescoço para baixo e sem emoções. Ele está mais vivo do que nunca, pelo simples fato de se acolher por inteiro e viver suas emoções sem repressão, porém sem estar identificado com elas.
O estado de ausência de ego ou de completa desidentificação com a mente não o coloca numa condição de indiferença, negação ou isolamento. Você não exclui nada e, sim, inclui tudo. Sua consciência envolve seja o que for, porém sem identificação. Você se torna a permissão em si, para que tudo seja o que é. O estado "sem ego" não significa ser "mais que uma pessoa" significa deixar de ser pessoa para simplesmente Ser.
A pessoa em você é um conjunto de pensamentos e memória que constrói um falso senso de identidade: "sou isso.. tenho aquilo., nasci em tal lugar... e tenho tal posição na sociedade." Tudo isso é apenas um conjunto de crenças, pensamentos "amarrados" que juntos formam um "eu fantasmagórico" dentro de você.. Se você estiver identificado com esta estrutura de ideias em sua cabeça você será egocêntrico, você irá girar entorno dessas ideias e atuará de forma limitada.
Se você romper a identificação com este bloco de ideias, o que não implica em negá-las e se tornar indiferente, e sim, observá-las e reconhecer que você é quem as observa; você ainda exercerá o seu papel social, você ainda aos olhos do mundo será uma pessoa mas agora, internamente, você não é mais pessoa, não é mais egocêntrico e, sim, cosmocêntrico. Isto é o legítimo despertar. Neste despertar nada muda, mas tudo muda, pois a mesma realidade é vista a partir de uma nova perspectiva de consciência, pois o que mudou foi a sua consciência. Paz & Consciência




Sem comentários:

Enviar um comentário