quinta-feira, 8 de setembro de 2016

“As circunstâncias e as condições governam o ignorante. O conhecedor da realidade não é obrigado a nada. A única lei a que obedece é a do amor.




As circunstâncias e as condições governam o ignorante. O conhecedor da realidade não é obrigado a nada. A única lei a que obedece é a do amor.

O prazer depende das coisas, a felicidade não. Enquanto acreditarmos que necessitamos de coisas para nos fazer felizes, também deveremos acreditar que, na ausência delas, seremos miseráveis.

A mente sendo um produto das condições e das circunstâncias, depende delas e muda junto com elas. O que é independente, incriado, eterno, imutável, e ainda assim sempre novo e fresco, está além da mente. Quando a mente pensa nele, ela se dissolve e só a felicidade permanece.

Quando o mundo não o aprisiona, ou limita, converte-se em uma morada de alegria e beleza. Você pode ser feliz no mundo apenas quando é livre dele.

O mundo lhe parece tão esmagadoramente real porque você pensa nele o tempo todo; deixe de pensar nele, e ele se dissolverá numa névoa sutil. Você não precisa esquecer; quando o desejo e o medo terminam, o cativeiro também termina. O que cria o cativeiro é o envolvimento emocional, o padrão estabelecido de gostos e desgostos, o que denominamos caráter e temperamento.

Não tenha medo da liberdade do desejo e do medo. Ela permite que você viva uma vida tão diferente de tudo o que você conhece, tão muito mais intensa e interessante, que, verdadeiramente, por perder tudo, você ganha tudo.”


Sri Nisargadatta Maharaj




Sem comentários:

Enviar um comentário